Sistemas
de Exaustão

Todo o Sistema de Exaustão Industrial começa por um bom projeto que seja adequado em materiais e capacidade de absorção de acordo com o local, tipo de pó, fuligem , calor ou resíduo gerado no ambiente.

Esse correto dimensionamento das necessidades podem gerar além de todo um conforto térmico que vai se refletir na produção, uma incrível redução de gastos e despesas que um projeto mal dimensionado pode gerar.

A Air Forte tem experiência e parcerias capazes de traduzir em realidade as necessidades da sua empresa ou negócio.
Estamos certos de poder atender as suas expectativas, por isso, entre em contato.

Filtro de Mangas

Os filtros de mangas são construídos mediante projeto. As dimensões irão variar de acordo com a necessidade dos locais onde serão instalados. Basicamente são constituídos pelos seguintes componentes:

Mangas filtrantes:

São cilindros que permitem a passagem do ar, enquanto retém as partículas sólidas. Com o tempo ficam impregnadas de partículas, sendo necessário realizar a higienização, que pode ser feita através de jatos de ar comprimido ou com lavagem das mangas.

Várias mangas independentes entre si são utilizadas na composição de um filtro.

Podem ser construídas de tecidos, não tecidos ou materiais cerâmicos rígidos.

Gaiolas:

As gaiolas são armações metálicas que sustentam as mangas filtrantes, organizando-as em fileiras.

Chapa-espelho:

É a chapa utilizada para a fixação das gaiolas e das mangas filtrantes.

Válvula de diafragma ou de escape rápido: Controlam a passagem do ar comprimido necessário para a limpeza das mangas.

Reservatório de ar comprimido: Reservatório que contém ar comprimido necessário para a limpeza das mangas. Deve ter capacidade suficiente para que a sopragem de ar comprimido seja constante durante o processo de limpeza.

Tubos de Sopragem: São tubos metálicos que distribuem e direcionam os jatos de ar comprimido nas mangas de uma mesma fileira.
Moega: Recipiente que retém as partículas que entram em baixa velocidade e recolhem as que se desprendem das mangas.

O processo de filtragem se dá pela introdução do ar contaminado no compartimento das mangas, através de um duto lateral que reduz a velocidade do ar e direciona para dentro das mangas de filtragem. Lá o particulado fica retido no tecido das mangas e depois são eliminados pela moega. O ar já isento das partículas é direcionado para os bocais da parte superior do filtro. Os filtros de manga funcionam sob pressão positiva ou negativa, sendo limitada pela perda de cargas através das mangas, uma vez que a descarga se dá diretamente para a atmosfera.

O Lavador de Gases da Air Forte é utilizado em linhas de produção da indústria para efetuar a lavagem de gases poluentes resultantes dos processos de fabricação, podemos afirmar que o lavador de gases é indicado para a lavagem de gases provenientes dos processos químicos ou físico-químicos em todas as faixas granulométricas.

 

A Air Forte possui vários tipos de lavadores e geralmente eles são combinados em um mesmo equipamento uma série de princípios de tratamento.

O processo de lavagem acontece da seguinte maneira: através da pressão de uma bomba d’agua e ligações hidráulicas, as partículas dos gases ficam retidas no liquido lançando através de uma bateria de sprays, que é composto por reagentes químicos que neutralizam as substâncias poluentes.

Dentre os produtos que podem ser eliminados com o Lavador de Gases da Air Forte estão fuligem, vapores de gordura, lixamentos, pó de carvão, talcos e muito mais.

O Lavador de gases da Air Forte também promovem o resfriamento dos gases coletados em alta temperatura neutralizando-os.

 

O Lavador de Gases da Air Forte poderão ser fabricados em vários materiais:

  • Polipropileno
  • Aço Carbono
  • Aço Inox
  • Aço Galvanizado
  • Resina

Entendemos que a lavagem de gases é de extrema importância para o meio ambiente evitando assim problemas com órgãos de fiscalização do meio ambiente.

Um lavador de gases é um equipamento ou dispositivo projetado para coletar nuvem de gases antes que a mesma seja liberada no meio ambiente, assim, os poluentes são removidos, permitindo a remoção de compostos perigosos que são eliminados de forma adequada. Esses equipamentos, lavadores de gases têm seu uso obrigatório por lei em situações nas quais as pessoas trabalhem com gases potencialmente poluidores, por isso, o projetista tem que ter um grande conhecimento dos diversos tipos de gases e suas necessidades, para criar um equipamento capaz de agir corretamente na fonte dos gases.

A Air Forte projeta, instala e dá manutenção em Lavador de gases para diversas aplicações.
Solicite um orçamento, vamos conversar.

Conheça também nossos outros produtos e serviços:

Sistema de Exaustão
Sistemas de ventilação Industrial
Exaustão e ventilação industrial
Sistemas de exaustão
Sistemas de ventilação industrial
Rotor para exaustor
Hélice para exaustor
Dutos para exaustor
Coletor de pó
Exaustor Axial com Transmissão
Exaustor axial direto
Exaustor Centrífugo
Cabine de Pintura
Equipamento anti-poluição
Lavador de Gases
Filtros para ar condicionado